logo

Como a seguradora investiga o sinistro?

Publicado em: 05/06/2023
No segmento das empresas de proteção veicular é comum que haja fraudes de tempos em tempos. Dessa forma, antes de prestar o auxílio devido, a seguradora investiga os acidentes com a finalidade de observar o estado do automóvel em questão e desvendar alguns destes casos.
Por: glaununes

Mas você sabe como isso é feito? E quando há flagra de fraude, qual medida a empresa toma? Saiba isso e muito mais logo abaixo:

Por que é necessário investigar o sinistro?

O sinistro nada mais é do que o incidente no qual o cliente da seguradora se envolveu. Portanto, em casos de automóvel pode ser uma batida, um arranhão na lataria, ou ainda, um vidro quebrado. Já em casos de celulares, por exemplo, pode ser um roubo ou um dano físico no aparelho.

Em geral, quando uma pessoa passa por este tipo de situação e possui um seguro, a primeira medida é acionar a empresa. No entanto, em alguns casos, a empresa pode simplesmente negar auxílio ao cliente, e isso acontece quando a seguradora investiga o incidente e traz uma suspeita ou confirmação de fraude.

Tal investigação leva em conta depoimentos das pessoas envolvidas no sinistro, além de outras análises e até o uso de ferramentas tecnológicas. Tudo isso com o objetivo de entender todas as facetas do incidente, e saber se há realmente a necessidade de acionar o seguro.

Esta investigação é realizada por profissionais especializados neste ramo, ou seja, eles possuem capacitação para averiguar a veracidade das informações fornecidas pelo segurado.

Assim, o sinistro é investigado com um objetivo principal: evitar fraudes. Logo, ele dificulta as ações de clientes que estão agindo de má fé em relação a empresa.

Porém, além de evitar ações fraudulentas, a seguradora investiga também para elucidar o caso exposto pelo segurado. Dessa forma, ambas as partes ficam conscientes sobre o que de fato aconteceu que ocasionou o sinistro.

Para ter tempo de realizar esta investigação, uma parte das seguradoras possuem um pedido de carência para indenizar os clientes. Pois dessa forma é possível analisar os dados disponíveis detalhadamente e com mais cautela.

Como a seguradora investiga o sinistro de incêndio em veículo?

Uma das razões mais frequentes pelo qual os seguradores acionam a proteção veicular é por conta de incêndios, neste caso, somente os acidentais, visto que as seguradoras não são obrigadas a cobrir incêndios criminosos.

Neste caso, antes da indenização para o conserto do veículo ser liberada, a empresa realizará uma investigação que confirme que aquela situação foi totalmente acidental. Ou seja, se foi causada por falhas mecânicas ou outra situação acidental.

Somente após este “laudo” que é possível chegar na conclusão acerca dos reais causadores do incêndio, e consequentemente, se está a cargo da seguradora ficar responsável pelos reparos no veículo.

Apesar de estarmos nos referindo a incêndio de carro, este procedimento também equivale para situações como arranhões na lataria, quebra de vidros e várias outras que irão envolver providências da seguradora.

Como a seguradora investiga o sinistro de roubo de celular?

Além de sinistros envolvendo automóveis, outros bastante comuns são aqueles relacionados a celular, seja quebra, mal funcionamento, ou até mesmo roubo. Neste caso, quando um cliente aciona a empresa se queixando do furto do aparelho, a seguradora precisa investigar antes a situação, e se o serviço contratado cobre ela.

Em geral, a empresa segue os mesmos passos de sinistros envolvendo automóveis, ou seja, observa os dados disponíveis, podendo até mesmo procurar testemunhas que ajudem a elucidar o caso.

No entanto, um diferencial é que as empresas podem solicitar o bloqueio do aparelho roubado, assim o anterior fica indisponível para uso.

O que acontece se o sinistro for negado?

Toda empresa de seguros pode negar a indenização pelo sinistro após a conclusão da investigação. No entanto, ao fazer isso a seguradora precisa detalhar por escrito como chegou a tal decisão, além de evidenciar as provas obtidas durante a análise dos dados.

Por sua vez, o cliente que se sentir lesado com tal decisão pode recorrer na justiça e entrar com uma ação legal para garantir o dinheiro. Porém, este caso deve ser levado à justiça em até um ano após o cliente ter sua solicitação de sinistro negado.

E dessa forma, cabe ao sistema judiciário decidir qual lado deve ser beneficiado.

Chegando ao fim deste texto, espero que você tenha entendido melhor sobre como a seguradora investiga o sinistro, e a importância por trás deste tipo de ação.

Zelix Logo

Sobre nós

A Zelix tem um único objetivo: facilitar e baratear seu seguro de carro!


Fundada em 2015 por uma equipe jovem da área de tecnologia, nos últimos 7 anos, a Zelix tem se dedicado a conhecer a fundo o mercado de seguros de carro para entregar uma plataforma segura, imparcial e com uma equipe treinada em satisfação do cliente.