Pneu remold é bom?
Neste artigo você vai encontrar dados relevantes sobre pneus tipo remoldado. Descubra como ele é fabricado, se é seguro e qual sua durabilidade. Além disso, saiba se é permitido rodar com ele no Brasil e se realmente vale a pena.
Introdução
É, não tem jeito, chega uma hora que a gente precisa realizar a troca dos pneus. Mas, como saber se o pneu está ruim? Alguns testes simples podem te ajudar com isso.
TWI (Tread Wear Indicator) são pequenas saliências que existem no pneu em forma de triângulos ou com a própria sigla “TWI”. Verifique se essas elevações ainda estão visíveis em seus pneus ou se elas já se desgastaram.
Outra forma de testar se é a hora da troca é encaixando uma moeda de um real no sulco do pneu. Sua medida deve ter pelo menos 1,6 milímetros de profundidade (mais ou menos o tamanho da parte dourada da moeda), caso o teste aponte o contrário, é hora de fazer a troca, senão você pode levar multas e até mesmo aquaplanar em pistas molhadas.
Muitas vezes esse momento da troca dos pneus chega e pega alguns bolsos desprevenidos, não é mesmo? É nessa hora que a ideia de trocar por pneus remolds aparece, pois seu custo é bem mais baixo. Isso acontece porque o remold utiliza uma parte do pneu usado. Com isso, há outro lado bom para além do preço barato, seu baixo impacto no meio ambiente.
O que é um pneu remold
Pneu remold é o famoso pneu recauchutado, ou remoldado. Em outras palavras, trata-se de um pneu que sofreu algum dano ou desgaste e em seguida passou por um procedimento químico chamado vulcanização.
Uma vez que o látex do pneu é vulcanizado e modificado, avarias como furo, rasgo ou apenas um pneu gasto pelo tempo de uso deixam de existir e dão lugar a um material bastante resistente, pronto para novas rodagens em ruas, estradas e rodovias com velocidade reduzida.
Após passar pelo processo de vulcanização, o produto passa a ser um pneu remold com boas condições de uso. Geralmente, pneus velhos são recauchutados após sete anos de uso, aproximadamente.
Como é fabricado o pneu remold
O processo de fabricação de um pneu remold é feito por uma empresa especializada e profissionais qualificados. O procedimento é bastante criterioso e exige conhecimento, além de experiência.
Ao chegar no local, parte das carcaças do pneu é retirada para ser aproveitada no pneu remold. Para saber se essas carcaças cumprem os requisitos de reaproveitamento, esses látex são inflados para que os profissionais verifiquem se há algum dano sério.
Se estiver tudo certo, a próxima etapa consiste na raspagem da estrutura de aço e cobre do talão, além da borracha da banda de rodagem, ou seja, a parte que fica diretamente em contato com o chão.
Com uma superfície uniforme e lisa, essas estruturas do pneu recebem uma camada de cola líquida e mais borracha, a mesma da banda de rodagem. Em seguida, os ombros e as laterais dos pneus são remodelados com borracha antiquebra. Logo depois, as carcaças são vulcanizadas e inspecionadas.
Pneu remold é bom e seguro?
Infelizmente, se comparado ao pneu novo, o pneu remold possui algumas limitações. Isso quer dizer que alguns cuidados precisam ser priorizados para preservar principalmente sua segurança.
Por exemplo, por possuir menor aderências nas laterais, os pneus remolds possuem limite de velocidade em contextos de aquaplanagem. Ainda na pista molhada, em situações de frenagem abrupta, o pneu remold leva cerca de 7,5 metros a mais para parar completamente.
A indicação é que carros com pneus remolds não ultrapassem 80 Km de velocidade em rodovias, além do cuidado redobrado em pistas molhadas. Se você usa seu veículo fora do perímetro urbano com recorrência, então talvez o pneu novo seja o mais indicado para você.
O pneu remold é bom e seguro para andar na cidade, com velocidade reduzida e pista seca. Cuidado com a água e frenagens se seu pneu for remold, garantir a segurança vem muito da adaptação do uso quando se escolhe pelo menor custo desse tipo de pneu.
Quanto tempo dura o pneu remold?
Em média, o pneu remold tem uma vida útil reduzida entre 15% e 30% se comparado ao pneu novo. Seu valor pode ser mais baixo, mas a economia a longo prazo é prejudicada, já que você vai precisar trocá-lo mais cedo e voltar a gastar com a troca do pneu.
Enquanto o pneu novo dura cerca de 25 a 50 mil quilómetros, os pneus remoldados têm uma longevidade de 25 a 30 mil quilómetros. Por serem indicados para rodagem em perímetros urbanos, caso você os use recorrentemente em pavimentos com condições adversas, como estradas de terra, buracos, etc., a vida útil dos pneus remolds é reduzida.
Vale a pena usar um pneu remold?
Diante de tudo o que foi exposto anteriormente, podemos citar alguns prós e contras quando o assunto é se vale a pena usar um pneu remold.
O custo-benefício do pneu remoldado é colocado em jogo pelas limitações quanto às rodagens em rodovias e fora do perímetro urbano.
Outro impedimento do pneu remold é exceder a velocidade de 80 Km por hora, além do cuidado redobrado com frenagens e aquaplanagem, pois qualquer falta de atenção pode colocar a segurança do motorista, passageiros e outras pessoas em risco.
Outra desvantagem do pneu recauchutado é a vida útil reduzida de 25 a 50 mil quilômetros para 25 a 30 mil quilômetros. Mas, se você não costuma rodar fora da cidade e tem o hábito de andar com velocidade reduzida, o pneu remold pode ser uma solução a curto prazo para você trocar seu pneu gasto e evitar multas, por exemplo.
É permitido o uso de pneu remold?
O uso de pneu remold é permitido para veículos leves, de passeio e comerciais, esses não correm o risco de serem multados.
Agora, motocicletas, bicicletas, ciclomotores, máquinas agrícolas, caminhões, veículos militares, carros de competição e outros tipos que saem das categorias “passeio” e “comerciais” são proibidos de usar o pneu remoldado e o motorista pode ser multado em R$195,23, além de cinco pontos na carteira, pois se trata de uma infração grave.
Agora, você já sabe. Pneu remold só em veículos leves, para casos em que não há a necessidade de rodagem em rodovias e com cuidado redobrado em frenagens e em pistas molhadas. Vale a pena pelo custo mais baixo, mas também tem uma vida útil reduzida, o que reduz também seu custo-benefício.
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