Caixa de direção: tudo o que você precisa saber
Por isso, é importante que você tenha revisões programadas, para garantir que todos os componentes da direção e da suspensão, assim caso precise substituir qualquer peça desgastada, isso poderá ser feito antes de acontecer qualquer complicação no seu carro.
Para que fique mais simples esse tipo de identificação, preparamos esse artigo, onde trouxemos as principais características da caixa de direção, afinal quando entendemos sobre algo, fica mais simples entender como identificar e até solucionar problemas.
Vem conhecer mais sobre esse importante componente do seu carro!
O que é caixa de direção?
A caixa de direção é composta pelas marchas que transmitem as entradas de direção do motorista para a articulação de direção que gira as rodas, fazendo a multiplicação dos ajustes de direção do condutor para que assim, as rodas dianteiras circulem mais do que a de direção.
Esta caixa que tem como uma das principais características o seu tamanho pequeno, está localizada entre a roda de direção do motorista e a ligação do sistema de direção.
A engrenagem permite que as rodas dianteiras se movimentem sem problemas lado a lado, além de evitar os choques pela demora do motorista.
A maioria dos veículos são baseados em carros com direção cremalheira e pinhão. Para que o volante gire, uma engrenagem de pinhão se move para que a cremalheira gire as rodas dianteiras.
Diferentes tipos de engrenagem de direção:
- Engrenagem de direção sem fim e setor;
- Engrenagem de direção sem fim e rolete;
- Caixa de direção de came e alavanca dupla;
- Caixa de direção sem fim e porca de rolamento de esferas;
- Engrenagem de direção de came e rolete;
- Engrenagem de direção de came e peg.;
- Caixa de direção com porca esférica recirculante; e
- Caixa de direção, pinhão e cremalheira.
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Quais os tipos de caixa de direção?
Como já dito, esses sistemas são indispensáveis em qualquer automóvel. Ao todo, existem quatro tipos de caixa de direção, sendo elas: hidráulica, mecânica, eletro-hidráulica e elétrica.
A caixa de direção hidráulica, mecânica e elétrica, possuem diferenças físicas visíveis no motor.
Na hidráulica o motor possui uma bomba hidráulica, uma caixa de óleo e várias mangueiras de baixa e alta pressão responsáveis pela movimentação do fluido, baixando em 80% o esforço do motorista, mas é claro que isso depende do veículo.
Possui sistemas de direção pinhão e cremalheira, o sistema de direção convencional/integral, conhecido como esferas recirculantes. É preciso verificar regularmente os sistemas do carro para evitar transtornos futuros.
O funcionamento da caixa se dá através da correia interligada ao motor, fazendo o fluido do sistema circular. Quando você gira o volante, esse fluido atua na direção e reduz a força.
Essa execução acontece com a ajuda de uma válvula que abre e fecha o volante permitindo uma força no pistão que aciona a barra de direção. Esse processo pode acabar gerando a perda da potência no propulsor, com uma perda de 3 a 4 cavalos, mas dependendo do carro é uma perda insignificante.
No caso da caixa de direção mecânica, ela atua no sistema com engrenagens responsáveis por iniciar o movimento do volante para as rodas. Isso permite a entrada de fluido sob pressão para as duas câmaras que auxiliam na rotação das rodas com o mínimo de esforço do motorista
Já o elétrico, é um sistema executado por sensores que detectam a movimentação e a velocidade do carro. Essas informações são enviadas para o ECU, que executa os movimentos mais suaves nas manobras, economizando mais energia e combustível.
Quanto custa para arrumar a caixa de direção?
A caixa de direção sofre desgaste com o tempo de uso, sendo necessário ter atenção quando for dirigir, para evitar acidentes no trânsito.
Por serem três tipos de caixa de direção, também existem três tipos de reparos, confira:
- Caixa de direção hidráulica: os valores variam muito, caso seja apenas para trocar a tubulação, fica por R$900, incluindo peças e mão de obra.
- Caixa de direção mecânica: varia entre R$200 a R$900.
- Caixa de direção elétrica: os valores variam muito e dependendo do problema pode chegar a R$2.450.
Como saber se a caixa de direção está com problema?
Os carros modernos com bomba hidráulica, apresentam problemas, como:
- Na correia,
- Nas tubulações,
- Podem ocorrer vazamentos,
- Nível de óleo baixo,
- Coluna com direção desalinhada, a correia patinando,
- Bomba apresenta falha,
- Pneu fica com medidas incorretas.
O tempo de vídeo das peças dos automóveis variam de acordo com a frequência que são utilizadas pelo proprietário.
Para identificar defeitos é preciso observar se o carro apresenta:
- Direção pesada,
- Ruídos,
- Dificuldade em fazer as manobras,
- O volante fica vibrando,
- Folga nas engrenagens da caixa,
- Fica sem alinhamento e diversos outros fatores perceptíveis por observação.
Agora, quando o sistema elétrico está apresentando falhas, acontece a folga nas buchas, nos rolamentos e nas cremalheiras, o ruído do carro aumenta com o movimento do volume, e pode acontecer o desgaste nos componentes, deixando a direção pesada.
Por isso, é extremamente importante e necessária a manutenção preventiva no sistema de direção, principalmente quando o carro é elétrico. Até porque esse tipo de veículo apresenta inúmeras vantagens, mas o conserto pode ser extremamente caro dependendo do estágio de dano.
Principais peças com defeito
Caso o veículo puxe continuamente para um lado durante a condução, é possível que alguma peça esteja com falha na junta esférica, como é o caso das buchas, as extremidades da barra de direção, desgastes ou enchimento irregular dos pneus que podem precisar de alinhamento
Se o veículo continuar quicando depois de bater em uma lombada ou buraco, é possível que sejam choques ou alguma mola.
Agora, um puxão de direção ou desvio para um lado depois de virar a direção, podem ser as buchas, articulações esféricas, extremidade da barra de direção, a cremalheira e pinhão, ou desgaste dos pneus.
Outra situação, é quando a direção escorrega ao girar o volante, que pode significar problemas na barra de direção, na junta esférica, nas buchas, cremalheira e pinhão, rolamentos ou montagem rack.
A vibração excessiva do volante, pode indicar falha na junta esférica ou nas buchas.
Quando a direção desvia para um lado ao passar por uma lombada ou durante uma aceleração forte, pode indicar falha na junta esférica, braço de controle e extremidades da barra de direção.
É possível também que o volante salte para cima e para baixo em velocidades de rodovias ou ao frear, indicando um possível dano nas rodas desbalanceadas, desgaste/enchimento irregular dos pneus, parafusos de rodas soltos e problemas nos rotores de freio.
Dificuldade em girar o volante pode ser problema na correia de direção, nível do fluido da direção hidráulica baixo,ou vazamento, cremalheira de direção ou bomba de direção hidráulica danificada.
Os ruídos estranhos podem indicar problemas no braço de controle, buchas, junta esférica e extremidade da barra de direção.
Caso, os ruídos sejam ao virar, podem indicar problemas nas juntas esféricas, na extremidade da barra de direção, na correia da bomba de direção ou até mesmo na própria bomba de direção.
O que estraga a caixa de direção?
Os problemas na caixa de direção são mais comuns do que você pode imaginar, alguns carros podem apresentar mais problemas que outros, tudo vai depender do modelo, o ano do carro, sua forma de uso, a frequência de manutenções, e tantos outros fatores.
Mas o mais importante de entender é que esse é um assunto que deve ser levado a sério, pois sistemas de direção defeituosos são perigosos e podem ser fatais.
Pensando em te ajudar a manter tudo em perfeito funcionamento, listamos algumas dicas do que deve ser evitado, já que podem estragar a caixa de direção do seu carro, não importando se é hidráulico, mecânico ou elétrico, de qualquer forma vai prejudicar seu automóvel:
- Dirigindo em alta velocidade ao passar por lombadas e buracos;
- Executar direção em ângulos extremos e com alta velocidade;
- Direção com frenagem forte;
- Dirigir seco com freios fortes aplicados ou não;
- Má manutenção do carro; e
- Bloqueio total do volante.
O motorista precisa ter excelente desempenho quando for dirigir o carro e muito cuidado com o sistema de direção do seu carro.
Isso vai prolongar a vida útil das peças, além de te ajudar a economizar um bom dinheiro com imprevistos com o carro.
Como tirar folga da caixa de direção?
É um problema muito comum que os motoristas costumam ter na caixa de direção do carro, principalmente quando o carro está sem movimento. Percebe-se que girando o volante, o movimento não está sendo transmitido até às rodas, causando desgaste em componentes internos e externos dos automóveis, como o pinhão e a cremalheira.
Agora, como você faz para descobrir se isso está acontecendo? Através de um teste rápido.
O carro precisa estar totalmente parado, apenas com o motor ligado e centralizado. Em seguida, é só girar o volante com cuidado e devagar para ambos os lados em movimentos curtos e observar se há falta de esterçamento nas rodas, ou seja, movimentos das rodas para a direita ou esquerda.
O certo é ter que apresentar um movimento de 5 graus no volante.
Mas é recomendável uma avaliação técnica para confirmar os resultados do teste feito.
UMA DICA: observe com atenção os sinais de ruídos durante as manobras realizadas em seu carro. Fique atento caso perceba falhas em outros componentes, já que eles também podem apresentar falhas semelhantes.
Nossas vidas são cobertas de imprevistos e podem causar muita impaciência e dor de cabeça, quando acontece algo mais sério que uma simples pane no veículo, como um acidente pela falta de atenção no trânsito, ou até mesmo falhas mecânicas.
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