Sinistro: significado, como acionar seguro e mais

Com o comparador da Zelix, você consegue comparar diversas opções de seguro auto nas melhores seguradoras entender exatamente cada cobertura em caso de sinistro.
Ainda, pode contar com a ajuda de nossos corretores especialistas que te ajudam a compreender como cada seguro cobre cada tipo de sinistro.
Sinistro Significado
O significado de “sinistro”, no setor de seguros, relaciona-se a qualquer evento que cause dano, perda ou prejuízo ao bem segurado — desde que esse evento esteja previsto na apólice.
Quando ocorre um sinistro, o segurado tem o direito de acionar a seguradora para que ela cumpra com as obrigações contratuais, como o pagamento da indenização ou a prestação de assistência, conforme os termos acordados.
Sinistro parcial e sinistro total
Sinistro parcial: o dano pode ser reparado. O custo não ultrapassa 75% do valor do carro segurado. Nesse caso você deve pagar a franquia para acionar o conserto.
Sinistro total: o prejuízo supera os 75%, o veículo é considerado irrecuperável. Nessa situação, você recebe o valor estipulado na apólice, sem pagar franquia.
Quais eventos podem ser sinistros?
Roubo ou furto, colisões, incêndios, queda de árvores, granizo e acidentes naturais podem ser sinistros. Dependem sempre de estarem contemplados na apólice.
O que não é sinistro?
Tudo que não estiver na apólice não é sinistro para sua cobertura. Por exemplo, danos a terceiros sem essa cobertura não são sinistro. Leia o contrato ou consulte o corretor.
E, lembre-se: conte com a Zelix para contratar seu seguro com o todo o apoio e esclarecimentos de nossos corretores especialistas no assunto.
Como acionar um sinistro
Entre em contato com a seguradora assim que ocorrer o evento. Informe detalhes e envie fotos e boletim (se necessário). Um perito pode ser enviado para avaliar os danos.
Se o evento estiver dentro da cobertura, o reparo ou indenização será liberado conforme contrato e valor da franquia.
Franquia em caso de sinistro
Em sinistros parciais, a seguradora cobra a franquia.
Por exemplo, num conserto de R$ 2.000 com franquia de R$ 800, você paga R$ 800 e o seguro cobre R$ 1.200. Em sinistro total, não há franquia.
Quem emite o laudo de perda total?
O perito da seguradora é responsável por emitir o laudo de perda total. Ele avalia os danos e decide se o veículo se enquadra nos critérios da apólice. Esse documento oficializa o valor da indenização.
Se quiser saber mais sobre perda total, confira nosso artigo sobre o tema.
Por que contratar um seguro que cubra sinistro
O trânsito é imprevisível. Sem a cobertura contra sinistros, você arca com todos os prejuízos. Com ela, tem assistência e reparo sem dor de cabeça.
Com um bom seguro, você garante cobertura adequada, confiança e chance de reembolso conforme combinado na apólice.
Como escolher o seguro ideal
Para encontrar o seguro ideal, não perca tempo: use o comparador online da Zelix, corretora independente, que faz pra você as comparações entre várias seguradoras com base nas suas necessidades. Assim, fica fácil encontrar o melhor seguro pelo melhor preço.
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