logo

Recapar pneu vale a pena?

Publicado em: 23/06/2023
A pergunta que não quer calar: recapar pneu vale a pena? Descubra a resposta para essa pergunta e muitas outras informações sobre pneu recapado. 
Por: glaununes

Preparamos esse conteúdo para tirar todas as suas dúvidas e inseguranças quando o assunto é se recapar pneu vale a pena ou não.

Descubra o que é um pneu recapado, qual sua vida útil, se é seguro rodar com ele e quanto custa recapar os pneus do seu veículo. 

O que é pneu recapado?

Com o tempo de rodagem, é natural que o pneu se desgaste naturalmente. Mesmo que você seja uma pessoa cuidadosa e que preserva cada item do seu veículo, não tem jeito, chega uma hora que você vai ter que trocar os pneus.

É nesse momento que algumas opções vêm à tona em nome da economia, já que pneus novos podem custar mais caro do que seu bolso pode pagar.

Acontece que o pneu recapado é uma prática comum entre pneus de caminhões, ônibus e carretas.

Nesse caso, a economia é para caminhoneiros, transportadoras e empresas donas de frotas, uma oportunidade de fazer os pneus rodarem por mais tempo pelas rodovias.

Isso acontece porque os pneus de carga possuem uma estrutura de aço mais tolerante à fadiga. Sendo assim, são mais propícios à recapagem, que nada mais é que a substituição da banda de rodagem do pneu. 

Qual a diferença entre pneu recapado e pneu remold?

A recapagem está para os caminhões e as carretas, assim como o remoldado está para os veículos de passeio.

Enquanto na recapagem só a banda de rodagem é trocada, no processo de remold, além da banda de rodagem, os ombros e os flancos do pneu são totalmente substituídos.

Essa diferença de processos se deve às estruturas que cada tipo de pneu está pronto a tolerar. Falamos lá atrás que os pneus de carga possuem uma estrutura de aço mais robusta, aguentando melhor o que chamamos de stress-cracking.

Já o pneu de passeio é feito de borracha e materiais têxteis (sintéticos e naturais), o que o torna mais apropriado a velocidades altas. Por ser um pouco mais frágil, em caso de reformas, o pneu de passeio precisa que a parte que entra em contato com o solo, a parte externa (ombros) e a lateral (flancos) sejam todas substituídas. 

Quanto tempo dura um pneu recapado?

A durabilidade de um pneu recapado chega a 30% da vida útil em comparação a um pneu novo.

Depois de recapado, o pneu do caminhão pode durar mais 2 ou 3 anos. A quilometragem pode chegar a 80 km de rodagem nas rodovias.

Para isso, é preciso recapar o pneu com uma empresa especializada e ter alguns cuidados. 

Para o pneu recapado ter uma vida útil maior, mantenha a calibragem indicada pelo fabricante, faça o alinhamento e balanceamento regularmente e não rode com o pneu murcho. 

É seguro pneu recapado?

Os pneus recapados só podem rodar após os testes de segurança realizados pela empresa de recapagem. O pneu é testado antes e depois de ser recapado. Ao receber uma nova capa, o pneu passa por uma vulcanização a 110º C e só depois pode voltar para a estrada com a mesma segurança de um pneu novo.  

O processo de recapagem de pneu é seguro se feito com recapadoras de confiança e especializadas. O processo é minucioso e precisa das pessoas e equipamentos certos para ser feito.

Pneus de caminhão, carreta e ônibus, por exemplo, possuem uma estrutura que suporta a substituição da banda de rodagem, ou seja, a recapagem. 

Essa característica dos pneus favoráveis à maior fadiga, garante segurança e tranquilidade aos caminhoneiros que optam por recapar seus pneus. 

Quanto custa uma recapagem de pneus?

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, atualmente empresas recapadoras cobram em média R$400,00 por pneu recapado. O processo aumenta a vida útil do pneu em mais 2 ou 3 anos, sendo uma ótima fonte de economia. 

O custo da recapagem vale bastante a pena, já que o preço de um pneu novo varia entre R$1000,00 e R$5.000,00 aproximadamente. 

Sem contar que a recapagem de pneu é uma ótima opção para quem está rodando com pneus em mau estado de conservação, correndo o risco de ter gastos com multas e provocar graves acidentes. 

O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece uma multa de R$195,23 e a perda de cinco pontos na carteira para quem conduz um veículo com pneus que comprometem a segurança. 

Quantas recapagens aguenta um pneu?

A estrutura de um pneu usado suporta até três recapagens no máximo. A substituição da banda de rodagem de pneus permite que caminhões, carretas e ônibus possam rodar por mais 2 ou 3 anos.

Desse modo, um pneu recapado pode garantir ao caminhoneiro ou à transportadora cerca de 6 anos de economia ao evitar a compra de pneus novos por um longo período de tempo.

Esse cálculo é feito tendo como base as condições e conservação das rodovias e estradas brasileiras, bem como o cuidado necessário com a preservação dos pneus, tais como alinhamento, balanceamento e calibragem adequada. 

Vale a pena recapar pneu?

Pela economia e segurança garantidas, podemos afirmar que sim: vale a pena recapar pneus usados. 

A estrutura de pneus tolerantes à fadiga e altas cargas, colabora para que o processo de recapagem possa ser feito sem causar danos ou riscos às pessoas e ao veículo.

Além disso, a economia com a troca de pneus está garantida. O custo para recapar pneus é bem menor do que o preço de um pneu novo. Sua vida útil também vale a pena, chegando a ter uma durabilidade de 2 a 3 anos após ser recapado. 

É permitido o uso de pneu recapado?

O uso de pneu recapado por veículos de carga é permitido, desde que seguidas determinadas normas do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran.

A resolução 558/1980 do Contran exige que, em casos de pneus recapados e reformados, o fabricante ou reformador deve ter sua marca gravada nos flancos do pneu, sinalizando que a recapagem foi feita por uma recapadora registrada.

Veículos que não cumprirem a resolução do Contran são autuados dentro do artigo 230, X, do CTB, que determina infração grave para quem roda com itens em desacordo com o exigido pelo órgão fiscalizador. A multa é de R$195,23 e menos cinco pontos na carteira. 

Conclusão 

Este artigo procurou responder para você a seguinte pergunta: recapar pneu vale a pena? Sim, podemos afirmar que pneu recapado é confiável e compensa.

O procedimento de substituição da banda de rodagem é apropriada a veículos de carga, como caminhões e carretas. Nos veículos de passeio, o remold é o tipo de reforma de pneu mais indicado.

O pneu de carga possui uma estrutura em aço apropriada para tolerar mais fadiga, por isso ele pode suportar até três recapagens sem colocar em risco a segurança das pessoas.

A economia também faz o pneu recapado valer a pena. Além disso, ao evitar a troca de pneus por novos, os impactos negativos no meio ambiente são reduzidos pela diminuição de resíduos na natureza. 

Esperamos que você tenha feito bom proveito deste conteúdo que preparamos especialmente para você.

Zelix Logo

Sobre nós

A Zelix tem um único objetivo: facilitar e baratear seu seguro de carro!


Fundada em 2015 por uma equipe jovem da área de tecnologia, nos últimos 7 anos, a Zelix tem se dedicado a conhecer a fundo o mercado de seguros de carro para entregar uma plataforma segura, imparcial e com uma equipe treinada em satisfação do cliente.